23 abril 2007

Dia mundial do livro

Parece, que nós portugueses estamos a adquirir bons hábitos de leitura e a comprovar isso está um estudo sobre o crescimento, ainda que moderado, da venda de livros. As mulheres são as que mais lêm, isto segundo o mesmo estudo (estamos a tentar ficar inteligentes).

Aqui fica uma curiosidade:

"A HISTÓRIA DO LIVRO E DA ROSA

O Dia Mundial do Livro que hoje se comemora tem origem em três escritores que nasceram no mesmo dia e morreram no mesmo ano. Miguel Cervantes, William Shakespeare e El Inca Garcilaso partilham o dia 23 de Abril e o ano de 1916. Com o Mundo partilham mais: o Dia Mundial do Livro.

Iniciativa da União Internacional de Editores, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi aprovado em 1995 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura). Muito popular em Espanha, a celebração nasceu na Catalunha com o seu santo padroeiro, Saint Jordi. A tradição vem do século XVIII e dura até hoje, entre ritos e rituais, com tanto de sagrado como de profano. O reconhecimento internacional chegou em 1975 e, desde então, mandam os cânones que, neste dia, se troque um livro por uma rosa. “Em 1995 os nossos amigos espanhóis desembarcaram em Paris, na Conferência da UNESCO, contando a seguinte história: no dia de São Jorge os cavaleiros ofereciam às damas uma rosa vermelha, recebendo um livro em troca [...]. Ficou!”.

Beijos para todos e boas leituras.

1 comentário:

mcaninas disse...

Boa Paulinha. Eu propunha que em vez da rosa se recebesse um doce (de colher...).