14 janeiro 2007

O Mistério no Palácio

Ando a queixar-me há uns anos a esta parte que as salas de espectáculo não estão ergonomicamente projectadas para a média de alturas do povo português e neste caso, para as moças do sexo feminino como eu. Já tive de tudo à minha frente, penteados na vertical, chapéus, cabeçudos, posturas hirtas, casais encavalitados, mas de uma maneira geral é mesmo gente mais alta que eu.
Hoje tive o privilégio de ir assistir ao concerto coral "Mistério das Vozes Búlgaras" no Palácio Foz. Já tinha ouvido dois cd´s deste grupo, que foi fundado em 1952 e que se tornou famoso por todo o mundo como o Coro Vocal Feminino da Rádio e Televisão Búlgara, embora nunca os tivesse ouvido ao vivo. A enchente à porta do Palácio fazia adivinhar sala cheia. E assim foi. Mais de metade das cadeiras estava reservada e a confusão foi alguma. Resolvemos aproveitar as cadeiras que estavam atrás da sala. Resolviam o problema da comodidade mas não o da visualização. Soubemos logo a seguir que eram para o coro. Continuamos sentados à espera dos destinatários.

O coro cantava e eu ainda sentada. Esta foi a vista durante os 11 temas da primeira parte. Claro que tive de me contentar em observar pormenores da sala, o lustre lindo, as pinturas, os pormenores da indumentária das coralistas, o nº do sapato, a cor das meias, os folhos das saias, as flores na cabeça, o tamanho dos lenços...
A segunda parte, com 10 temas +1, foi muito melhor
porque as raparigas e os dois rapazes do coro mudaram de indumentária. De resto, estava tudo na mesma.
Já me ia esquecendo, que à parte deste pormenor, o
concerto foi maravilhoso.
Experimentem ouvir e depois digam lá, se eu não tenho razão.
Claro está que em noite de espectáculo, ceia no bife.
Já me esquecia, para pormenores mais técnicos vão à concorrência.

5 comentários:

leticia disse...

São belíssimas vozes e uma belíssima sonoridade, sim senhora. Dar-me-ia uma nostalgia enorme se os fosse ouvir novamente, não sei se serão sempre os mesmos intérpretes, provavelmente não, mas já os vi e ouvi várias vezes. Há uns anitos, no réveillon de 79, fiz um cruzeiro até Helsinki e eis que conheci um búlgaro, dançarino de profissão,que me ensinou uns passitos e mais tarde já em terras da Germania fomos a um espectáculo de " Le mystére des voix bulgares ", do qual ainda me lembro de um dos temas :
" Nazdrave ti, Chorbadjiio "
(saúdo-te, senhor da casa ), uma moda dos balcãs, segundo uma tradição deles.

Pois é!
Um belíssimo professor de dança e mui interessante pessoa.

beijinhos

Paula disse...

Já fui á concorrência. Mas gosto mais do teu post. Beijinhos

leticia disse...

oh paulinha!
andas fugida mulher?
andas perra com a humidade por terras de sintra?
e o teu homem anda a instruir-se, segundo ouvi dizer!!!!!!!
uhmmmmmm!
beijinhos

leticia disse...

ah madalena!

o mistério, desta vez, do palácio - é um mistério frequente por outras paragens...
o antónio também se depara com o mesmo mistério...

eu levo botas!

nasdrave ti!

Paula disse...

Pois é, eu sei que devia de postar, mas as ideias andam escassas. Talvez lá mais para a frente. Em relação á humidade de Sintra...deve de ser como a da Arrábida!Mas mesmo assim não ando nada mal. Beijos para vocês.