05 março 2007

nem o eclipse me resgatou das insónias!

Tarte de requeijão tipo Quark (queijo batido)

Massa:
- 250g de farinha
- 100 g de açúcar
- 1 pitada de sal 125 g de margarina normal ou de dieta 5 colheres de sopa de água

Deita-se a farinha na bancada, com os dedos faz-se um buraco no meio onde se deitam o açúcar, o sal e a margarina fria e cortada em pedaçinhos ( nunca derretida) e com uma faca vão-se misturando os ingredientes com a ajuda da água. Só qundo já for para formar uma bola se utilizam os dedos, de forma rápida, para não aquecer demasiado a massa.
Colocar a bola de massa num recipiente, tapar e deixar descansar no frigoríco durante 1 h.

Nota pessoal:
Também se pode utilizar a dita massa quebrada de compra - embora sendo eu da geração de que tudo feito em casa, tudo tem um quê de magia, e sabe-se o que se come, sem E-????

Recheio:
- 500g de queijo batido (embalagem já em supermercados - marca Phoenicia ou Yoplait, ou semelhante)
- 1 pacote de pudim de baunilha - ou pudim de baunilha "homemade"
- 100 g de açúcar ( para gulosos acrescenta-se mais um pouquinho de açúcar ) - ( para dietéticos pode-se utilizar sacarose em pó!)
- raspa de 1 limão
- 3 ovos
- 1 emb. de 200 g de natas para bater.

Modo de feitura:

Num recipiente bate-se o queijo bem, junta-se o pudim de baunilha ( se de emb. só o pó, sem estar confeccionado ) , a raspa de limão e misturar tudo bem.

Noutro recipiente batem-se as claras dos ovos em castelo ( bem fixo!), e deitar polvilhando o resto do açúcar, até a massa ficar sedosa.

Ainda noutro recipiente bater as natas ( tipo Chantilly ).

Ao queijo batido vão-se envolvendo alternadamente ( sem bater - implica não usar máquina!) , as natas as gemas e as claras em castelo.

Utiliza-se uma forma de tarte de parede alta e de abrir com 25cm de diâmetro, e besuntada de margarina vai-se forrando com a massa, espalhando-a com os dedos ( para a massa não agarrar aos dedos pode-se salpicar os dedos com farinha ). As paredes da tarteira devem ser forradas + - 4 cm altura.

Picar a base da massa com um garfo ( para a massa não empolar ) e deita-se o recheio na tarteira.

Vai ao forno a 180 graus ( ou Vol. 3 ) durante 70 minutos. Não alterar a temperatura do forno e ao ver se está cozida ( com a técnica do palito grande ou fósforo gigante ) nunca tirar logo do forno para evitar da massa abater com o frio.

Qunado já fria pode-se polvilhar a tarte com açúcar ou ainda se pode enriquecer decorando com frutos vermelhos " del tiempo" ou mistura de frutos vermelhos ( congelados ), amoras ... e ainda se pode deitar por cima dos frutos amêndoas em raspa!

Voilá!

2 comentários:

Paula disse...

Quando vou a tua casa, parece mais fácil. Deve ser por já estar feito!

mcaninas disse...

Já me babei.