10 maio 2007

adoro partilhar algumas "curiosidades" da minha infância

Festa e Romaria

Dia 24 de Agosto realiza-se a romaria a S. Bartolomeu-do-Mar, santo padroeiro da freguesia. A tradição remonta ao século XVI e consiste em dar voltas à Igreja com um pinto (os locais dizem pito) preto ao colo, passar por baixo do andor e depois ir a praia "furar" ondas em número ímpar, ou seja, três, cinco, sete ou nove. Tudo isto para que as crianças ficassem afastadas de efeitos demoníacos, gota, epilepsia e gaguez. ( ver wikipedia )


Pois isto vem a propósito da conversa que surgiu aqui no último fim-de-semana, em que veio à baila um grande trauma da minha infância - o banho do pito em S. Bartolomeu do Mar.

Um dos meus tios, vivia em S. Bartolomeu-do-Mar e, como corriamos todas as festas e romarias, nas férias grandes, lá fomos à tão afamada festa do pito na praia de S. Bartolomeu. Para mim foi a 1º e última vez.


( comentário meu - os bartolomenses nunca perceberam porque carga d'água as criancinhas eram em grande percentagem gagas, só eu tenho 4 primos de lá e são gagos ou poucochinhos, curioso?! )
Nunca mais fui, até com alguma compreensão por parte dos meus pais, verdade seja dita!

De maneira que, como o nosso amigo João Oliveira referiu que como muitas vezes eu falava, falava à toa, sem saber bem às tantas qual a razão da tradição, ou se estaria a falar a fio solto, como todos bem conhecem, e que é uma das minhas melhores características...






lembrei-me de ir à busca da dita tradição. Pena não ter fotos da época!!!!

Mas esperem!



tenho esta foto, eu à esquerda e a minha prima Nelita tirada noutra festa-romaria:


As grandes e famosas festas da Sra. da Saúde , em Pinhote, também da região de Esposende, onde vivia a minha avó paterna Maria do Alho, eu própria sou a da esquerda - vejam o meu ar feliz - estava vestida de uma santa qualquer!

que saudades!

desculpem a seca! Mas isto é um testemunho e faz parte da História das nossas festas e romarias.

" E esta, hem ?"

4 comentários:

cbarata disse...

Estás em grande. Já que no outro sou praticamente dono, gosto de vir aqui meter o bedelho. Bela foto. Estavas capaz de sujar a brancura do vestido no escape do carro

leticia disse...

estava eu com um ar de candura, mal sabia eu que me esperava o internamento em 2 colégios de freiras e sair uma vida tão audaz e "reboliçadeira" como até à data -vamos lá ver o que me espera !!!!!

Paula disse...

Estás com um ar tão angélico! Muito linda, e ainda bem que não és gaga!

mcaninas disse...

Abençoados banhos e festas do pito que tão formosa e dotada moçoila bafejou.